GUIA PARA AUTORES
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
1. OBJETIVO
1.1 Estimular professores e alunos no compartilhamento de relatos de experiências no desenvolvimento da Computação na educação básica.
2. REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO
2.1 Poderão participar professores e estudantes de computação (informática/tecnologia educacional) que atuam/atuaram na educação básica;
3. RESPONSABILIDADE DOS PARTICIPANTES
3.1 O participante deverá enviar os relatos de experiências que envolvam OU NÃO uma ou mais habilidades constantes do documento “Computação – Complemento da BNCC” (clique aqui). Essas habilidades podem aparecer por si, ou em interlocução com habilidades das áreas do conhecimento previstas na BNCC (clique aqui) OU experiência no ensino de computação (informática/tecnologia educacional) na educação básica;
3.2 Os relatos de experiências devem conter no mínimo 2 e no máximo 4 páginas, excluindo referências (ou seja, as referências não são contabilizadas nesta quantidade de páginas).
3.3 Não é exigido um padrão textual para os relatos de experiências, mas segue abaixo algumas sugestões:
a) título (fonte tamanho 12, negrito);
b) autor(es) / autora(as) (fonte tamanho 10, negrito);
c) identificação do(s) autor(es) / da(s) autora(s) (fonte tamanho 10);
d) descrição geral (fonte tamanho 12, espaçamento 1,5);
e) objetivos;
f) habilidades trabalhadas;
g) materiais utilizados;
h) metodologia;
i) avaliação;
j) conclusão;
k) referências (opcional).
3.4 As submissões devem ser realizadas eletronicamente por meio de formulário, em PDF, no link (clique aqui).
4. AVALIAÇÃO
4.1 Todos os trabalhos submetidos serão avaliados pela comissão científica do evento, que no final do processo de julgamento poderá tomar as seguintes decisões sobre o trabalho: a) Aceito sem restrições; b) Aceito com reformulações; c) Recusado;
4.2 Após a avaliação realizada pela comissão científica, os autores receberão uma notificação por meio do e-mail cadastrado com informações sobre os próximos passos;
4.3 Os autores de trabalhos que necessitarem de correções serão informados, para que providenciem as devidas alterações, dentro do prazo estabelecido;
5. APRESENTAÇÃO DA OFICINA DE PRÁTICAS
5.1 Serão selecionados, pela comissão científica do evento, 5 (cinco) relatos de experiências, para apresentarem seus relatos no evento (opcional), sendo que os mesmos receberão certificado no qual constará a sua colocação.
6. CERTIFICADO
6.1 Cada participante receberá, por e-mail, o certificado de participação, bem como a publicação no Anais do evento.
7. CRONOGRAMA
Atividade Data Horário
Submissão dos relatos de experiências 01/09 à 15/11/2024 até às 18:30h
Devolutiva Comissão Científica até 20/11/2024 até às 18:30h
Prazo final para correção 22/11/2024 até às 23:59h
Divulgação trabalhos aceitos 24/11/2024 até às 12h
Divulgação Oficinas de Práticas 24/11/2024 até as 12h
Modelo guia de Relato de Experiência: clique aqui
Dúvidas, sugestões ou informações: claudia.elias@estudante.iftm.edu.br